Páginas

terça-feira, 19 de julho de 2011

Dieta e Nutrição, minha experiência! (2° parte)

Ok!!!
Adiantando a história depois de um tempo de casada resolvi fazer um curso de cabeleireiro, o desafio era 35min de bicicleta de casa até o curso, nisso perdi uns 2kg no começo, no meio fiz a cirurgia de retirada dos cisos e perdi mais 2kg, no final do curso enfim eu tinha eliminado uns 5kg mais ou menos. Isso por causa do exercício aeróbico, e também a dieta forçada da cirurgia, porque eu retirei os 4 cisos de uma vez, então comer era muuuuuuito difícil, rsrsrs
Pois é minha gente!!!! Voltei a me mexer, e isso foi a melhor coisa que eu fiz na minha vida, daí pra frente não quis parar de novo, e foi isso que eu fiz, entrei na musculação (não gostei, mas fazia porque tinha que fazer...), fiz natação, jump, mais um monte de coisas, rsrsrs
Eu disse que não quis mais parar  e embora eu parasse alguns meses por vários motivos, no geral estou sempre tentando manter a maior constância possível, mesmo sendo difícil às vezes... Uma das minhas maiores dificuldades era não conseguir ir  sozinha à academia, estava sempre presa a alguém, ainda bem que superei isso, pois as pessoas desistem muito  fácil...
E acho que é bom ressaltar meu objetivo ao me exercitar. Quando eu particularmente  penso em exercícios eu reconheço os benefícios estéticos e me preocupo com isso, mas o principal para mim é não ficar parada por causa da minha saúde, e isso me anima pois evita que eu fique pensando em metas curtas como congresso, praia, verão, etc. E acaba que toda vez que eu entrava em alguma aula nova sempre estava no inverno, tipo... todo mundo saindo e eu entrando sabe... Acho que eu sou do contra, rsrsrs
Continuando... indo para o curso certo dia eu parei em um lugar que vendia revistas e comprei uma Boa Forma, o que me animou a cuidar cada vez mais de mim, aliás uma revista desse tipo me ajuda muito! Daí eu pedi ao meu marido uma assinatura da revista Boa Forma e foi uma coisa boa pra mim, pois aprendi sobre nutrição e dieta coisas que eu tinha muita dificuldade em entender e aceitar, para melhorar meu corpo e condicionamento eu achava que "só" era necessário se exercitar, e que dieta não era tão importante, mas nas revistas eu vi que era importante sim, mas a princípio não conseguia seguir nenhuma dieta das revistas, pois achava muito caras e difíceis de manter se você não tem uma cozinheira em casa (não sou RYCAH!!!) A única que eu consegui me interessar depois de muito tempo lendo as revistas foi a Dieta das Combinações que eu achei interessante, inteligente e acessível. Perdi amis 1kg sem passar fome!
Um tempo depois meu marido já tinha resolvido começar um tratamento coma nutricionista e eu fiquei com inveja, hahaha
Enquanto eu não conseguia um encaminhamento eu segui o modelo da dieta dele adaptando as quantidades para mim, é claro, pois meu marido é maior que eu e precisa comer mais que eu, se eu comer tanto quanto ele vai sobrar, até porque homens gastam bem mais calorias naturalmente que as mulheres. Então as amighê tem que ter consciência de que não pode entrar numa disputa acirrada com o bofeee... que nós perdemos por ficar flácidas e eles não...rsrsrs (trágico néh...)
Essa é uma dica que eu posso dar, uma das coisas mais difíceis para um casal é quanto à diferença na dieta, e eu digo que o melhor nesse caso é não ficar tentando o outro a comer o que é demais pra ele e também é necessário claro se policiar. No meu caso, por exemplo, o André fez uma dieta bem restritiva no começo e eu o respeitava por não ficar comendo coisas que ele tinha que evitar na frente dele, e ele por sua vez nunca exigia que eu comesse o mesmo que ele, no geral a dieta dele foi fácil pois a médica adaptou à nossa realidade, então aumentamos o consumo de legumes e verduras, além de policiar a quantidade de carboidratos e proteínas. Aliás, falando nisso outra coisa que eu aprendi é que as pessoas confundem muito o que o corpo precisa de verdade, muitos pensam que o que vai deixar saciado tem que comer um pratão de arroz com feijão, e que não pode ter fome entre as refeições (que é pecado, rs) e eu posso dizer: NÃO GENTE!!! Se entupir de carboidratos não sustenta ninguém por muito tempo, pelo contrário logo seu corpo tranforma em açúcar e consome ou guarda (bem guardadinho, na sua barriga ou no seu quadril, rs) O segredo é comer verduras e legumes em todas as refeições. Na quantidade correta. Algo simples de seguir é a quantidade de vegetais 'A' e 'B' esse é o método que a nutricionista usou, veja:
  *Vegetais 'A' podem ser comidos à vontade, ao invés de encher seu prato de arroz com feijão encha com eles!!! Exemplos de vegetais 'A' que eu mais uso: alface, agrião, tomate, cebola, abobrinha, repolho, pimentão, giló, verduras em geral. (esses são os que eu lembro agora).
      *Vegetis 'B' deve-se comer apenas 4 colheres de sopa , lembre-se que você vai ter vegetais 'A' no seu prato também, então não precisa se preocupar, que vai estar bem cheio seu prato, e acredite, no começo 4 colheres era muito para mim, mesmo assim coma a porção completa pois fará diferença na sua fome da tarde e na sua janta. Exemplo de vegetais 'B' mais comuns consumidos aqui em casa: abóbora, cenoura, chuchu (acredite! rs), ervilha, beterraba, quiabo.
      Meu marido passou a comer de 4 a 5 colheres de arroz, e uma concha média de feijão. E eu como de 3 a 4 colheres de arroz e uma concha média de feijão. E ficamos fortinhos!!! Para constar essa reeducação alimentar tem mais detalhes como café da manhã e lanches entre as refeições e ela leva em conta que a pessoa está se exercitando,ou seja, dá pra comer tranquilo.

      Tem mais história, pois até aqui eu contei só quando meu marido fui à nutricionista, aliás ele continua o tratamento, está cada vez mais lindo (falo mermo!). No próximo post eu vou falar como foi a minha vez na nutricionista!
      Agora vou preparar o almoço, hoje meu vegetal 'A' vai ser repolho e tomatinho, e meu vegetal 'B' vai ser abóbora!!!

      Bjs e até a próxima!
      Querem fotos? Vou pensar...rsrsrs

      3 comentários:

      1. Que saga, hein amigah! Mas está valendo a pena. Como fui muito bem influenciada por vc, já marquei a nutricionista pra amanhã. E é claro que vc será minha companhia.
        Beijos

        ResponderExcluir
      2. Legal. Você até que lembrou bem das coisas e histórias. Ficou bem o nosso dia-dia o poste. Beijos!

        ResponderExcluir
      3. Pois é Lidi!!! Amanhã vamos comer um fricassê aqui em casa e depois vamos bater perna!!! aaah que delícia!!!!
        Obrigada André! Que bom que eu lembrei direitinho, porque acho muito engraçado quando você diz que eu conto tudo no tempo errado, rsrsrs

        Beijos!!!

        ResponderExcluir